Design Deliberado

(texto originalmente publicado no Jornal de Leiria de 17-01-2019 – https://www.jornaldeleiria.pt/opiniao/design-deliberado-9734)

Construir algo é um acto deliberado. Surge de uma reflexão sobre um determinado contexto/problema e parte para uma tomada de decisão com um objectivo definido em mente. Isto é, um ato deliberado é uma acção consciente. Consciente das suas consequências.

O processo criativo do design é deliberado, resultando de um conjunto de decisões informadas que procuram projectar uma determinada proposta, sendo esta, por exemplo, um objecto utilitário ou uma sinalética para um espaço público.

Esta proposta é deliberada e deverá ser consciente das suas consequências..

Apesar de haverem consequências predeterminadas, um abre caricas serve para abrir cápsulas e foi com esse desígnio que foi desenhado, há porém consequências indeterminadas, ou imprevisíveis, tanto ao nível semiótico como ao nível funcional. Ou seja, um abre cápsulas pode ser percepcionado como um símbolo de desperdício material ou um isqueiro pode servir a mesma função de um abre cápsulas, se manejado como tal.

Há, assim, muitos aspectos destas tomadas de acção que não são controláveis e obedecem a dinâmicas culturais orgânicas, já que todas as acções têm consequências, imprevisíveis. A nossa necessidade de controlo é por isso infrutífera, já que o alcance das nossas acções, como designers, ultrapassa o desígnio inicialmente proposto.

Sendo que o design enquanto atitude, por vezes ativista, intervencionista mas sobretudo deliberada é uma conquista epistemológica à ditadura da estética, do design de mobiliário, iluminação e decoração consagrado pelo movimento italiano de meio do século, as questões que importam a uma disciplina que se ocupa da ideação e construção do mundo físico que habitamos são hoje diferentes de há uma, duas ou três décadas.

Para os designers de hoje em dia as preocupações sociais, ecológicas e económicas surpassam aquelas de uma narrativa estética e formal que anteriormente povoava o discurso da mentalidade dominante e que se vê agora, como em muitas outras áreas da sociedade, sem chão.

Autor: sellmayer

Paulo Sellmayer is a portuguese/german designer based in Leiria, Portugal. He is the creative director at VICARA and holds his own office.

Deixe um comentário