Coisas #16_Troféus

Se alguém nunca ganhou um troféu, ou uma medalha, não sabe o que isso significa. Mesmo que pouco interesse a sensação de vitória, o significado que se dá, a este objecto representativo, é o que lhe completa o fim.

O Troféu é um objecto magnífico. Tem a rara capacidade para ser o símbolo de emoções que os objectos normalmente não possuem. Falo do orgulho, da frustração, da felicidade. De um momento ou de episódio, de uma corrida ou de uma batalha, esta categoria de objectos de representação possuem o pode de carregar emoções, e só emoções. Já que a sua finalidade é serem contentores de significados, o aspecto formal apenas tem de aludir ao contexto em que se insere, de um forma mais ou menos directa. Ou seja, o troféu para o prémio de melhor jogador de futebol do mundo, de um determinado ano, é uma bola de ouro. Mas pode bem não ser.

Michal Fargo
Michal Fargo _ Post Fossil Trophies http://www.michalfargo.com/post-fossil-trophies

Nestas nuances de interpretação encontra-se o espaço criativo para definir como se parecerá o troféu que representa o prémio de determinada coisa. Há aqui uma beleza de escultura formal de um objecto, que acho o expoente máximo da liberdade expressiva num objecto com uma função. A função simbólica do Troféu é apenas o que importa. A Forma que materializa o objecto surge apenas como adereço de contextualização. Tudo o resto é exploração que ainda assim cumpre um legado cultural de regras.

Apesar disso, tem de existir um cuidado para que o significado não fique adulterado pelo meio. Ou seja, tem de fazer jus aos significantes formais que fazem um troféu. Ter uma base, talvez uma inscrição e um símbolo maior associado ao contexto são prerrogativas obrigatórias para que se identifique o objecto como um troféu.

Posto isto, criar troféus só pelo desporto é o melhor exercício criativo que imagino, sem que a haja a presunção de ganhar mais do que feijões.

 

 

 

Anúncios

Autor: sellmayer

Paulo Sellmayer is a portuguese/german designer based in Leiria, Portugal. He is the creative director at VICARA and holds his own office.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s