Caldas Design Week_report

Na última semana do mês de Maio ocorreu a edição zero da Caldas Design Week.

Aliás neste mês, que agora passou, a cidade de Caldas da Rainha teve um intenso programa cultural, popular e de festas. Desde o bi-decano Caldas Late Night, passando pela Festa do Cavalo e terminando nas comemorações do Dia da Cidade.

Pelo meio houve também um ReSeclar, que promove a reutilização dos espaços da antiga Secla 2. Um grande complexo industrial cerâmico perto da ESAD.CR que albergou durante este mês festas, concertos, iniciativas de pintura de rua e que tinha um dos pavilhões reservado à Caldas Design Week, nomeadamente para a exposição colectiva Multitude – do ideal ao possível.

Módulo Expositivo Vidro_Caldas Design Week_3
Módulo Expositivo de Vidro com a coordenação de Samuel Reis (© Luís Guedes)

Neste espaço tiveram lugar 4 módulos expositivos dedicados a Cerâmica, Vidro, New Media e Objectos Anónimos. Cerâmica com ligação à cidade ou à ESAD.CR coordenado pelo Vítor Agostinho, vidro fruto de uma série de workshops no CENCAL no início deste ano coordenado pelo Samuel Reis, New Media com a curadoria do Arquivo 237 e uma exposição de Cruzetas/Cabides onde pedi a vários designers para desenharem O seu cabide/cruzeta. O design expositivo foi da responsabilidade de Jorge Carreira e Eneida Tavares. Houve também uma instalação de Inês Milagres. Com mais de 50 participantes, um dos objectivos de incluir a comunidade criativa foi alcançado. Tivemos também exposições de alunos na ESAD.CR e pelo meio um roteiro aos ateliers de criadores das Caldas da Rainha. Chegarmos perto dos 500 visitantes num evento tão específico realizado em pouquíssimo tempo é para nós um orgulho. Mas é pouco para o potencial de público que um evento deste género pode alcançar.

Caldas Design Week _ Luis Guedes_1
Módulo Expositivo de Cerâmica com a coordenação de Vítor Agostinho (© Luís Guedes)

Falo de tudo isto não como visitante mas porque nasceu da nossa vontade, minha e de outros, de construir este evento, compacto, que pudesse servir aos agentes ligados ao design em geral, às indústrias criativas e à manufactura regional e nacional. Relativamente central face aos grandes pólos populacionais, Caldas da Rainha usufrui da condição de ter 2/3 milhares de criadores, das variadas áreas, a viver, estudar e produzir na cidade. É uma boa % para uma cidade com 50.000 habitantes!

Por isso sempre achámos que faz sentido haver uma Caldas Design Week.

Uma semana dedicada a mostrar o que de melhor se faz no design local e, se houver interesse, no País. Uma semana aberta a quem queira participar e mostrar e divulgar o seu trabalho e solícita de ideias, contributos, para criar uma comunidade forte e colaborativa.

Convenhamos que aquela Caldas também não é o epicentro da cultura nacional, mas tem potencial. Potencial para se poder criar pelo estímulo criativo, pela liberdade e sobretudo pelo desenvolvimento de uma cultura. Potencial para ligar criadores e indústria, por uma dinâmica de envolvimento. Potencial para que este evento passe de uma edição 0 para uma edição 1.

 

Anúncios

Autor: sellmayer

Paulo Sellmayer is a portuguese/german designer based in Leiria, Portugal. He is the creative director at VICARA and holds his own office.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s