lugar/distância

O espaço passou a ser medido em tempo. Longe já não são 10 km, são 5 minutos adequados ao meio de transporte. O espaço já não é medido, enquanto que essa dimensão adquire um significado diferente. O relacional entre espaço e distância mudou, onde a medida da distância é somente o tempo. Para nós tudo hoje é tempo.

Esta noção aplica-se e transforma de um modo lívido aspectos sociais e individuais. O tempo é muito mais individual. Cada qual o concebe da sua maneira, enquanto que o espaço métrico mensurável tem isso a seu favor, é convencionado para que cada qual o possa ler da mesma maneira.

O crescente Eu que nos defronta nasce nesta mudança de métrica nas nossas vidas, porque passamos a confrontar decisões numa métrica pessoal, o tempo, ao invés de um modo relacional, o metro.  Aqui e ali são sempre auto referenciais, enquanto que o mede x ou y se torna inerte, é apenas uma medida.

figure2

Ao mesmo tempo estamos na rede, numa rede. Somos aranhas, mas também somos ursos. A hibernar e a sermos reclusos e hermitas de um mundo que criámos.

Estes conceitos foram me ensinados primeiramente enquanto estudante de Design Industrial na ESAD.CR pelo Prof. José Bonifácio Serra na sua cadeira Cidades Criativas. O Prof. citava muito o Manuel Castells e inclusive deu-nos alguns textos para lermos, para a frequência.

Vivemos em rede, onde as distâncias entre os nós de ligação não são mais do que horas que nos separam.

Anúncios

Autor: sellmayer

Paulo Sellmayer is a portuguese/german designer based in Leiria, Portugal. He is the creative director at VICARA and holds his own office.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s