Rituais de iniciação à vida adulta_IKEA

Se uma performance se anuncia por via de um guião, emprestando o seu conjunto de acções ao texto que a comanda, como numa peça de teatro, o IKEA, através dos seus guias de como montar móveis, fornece-nos as directrizes de como agir e montar o teu habitat doméstico. Vivendo numa cena de uma peça na qual ensaiamos, actuamos e agimos, mas ainda assim seguindo um guião.

Morvik Roupeiro, IKEA.
Morvik Roupeiro, IKEA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa nova, ida ao IKEA. Época nova, ida ao IKEA. Mudanças, ida ao IKEA. Nem é preciso a publicidade para nos lembrarmos disto. Nesta época já nem nos lembramos que há mesas para além daquelas coloridas de 5 euros. Porém, a facilidade com que encaramos a compra de produtos nas lojas IKEA é contraposta com a dificuldade, envolvendo tempo, perícia física e disponibilidade mental, de os montar.

Há uns tempos, montei um guarda-fatos Morvik para uma casa de um amigo. Demorou a duas pessoas uma tarde a montar, e acreditem que sou competente a montar móveis. E tínhamos uma aparafusadora eléctrica.

Passada a experiência, que envolveu secretárias e estantes Billy com fartura, comecei a pensar que é uma espécie de ritual de iniciação à vida adulta. Mais do que montar um móvel, ficar com as costas partidas, suado, a chamar nomes em sueco a todos as ferragens cujas formas nunca vi, é a dor da superação para uma fase importante da vida.

Também deve dar hérnias discais metamorfosear de crisálida para borboleta.

ikea-man

 

 

 

 

 

 

A vida é uma performance, daquelas cliché, onde actuamos conforme a nossa personagem e nos comportamos consoante a nossa vontade, com os graus de liberdade a que nos propomos e que nos são impostos. Mudar de casa, mobilá-la, decorá-la, iniciar uma nova vida num novo espaço exige contudo um guião que normalmente envolve um bonequinho simpático pouco falante e nórdico. Que nos parte as costas ao meio. Gostava de poder voltar a seguir e não seguir as instruções de montagens dos Legos. Saudades de ser miúdo 🙂

Anúncios

Autor: sellmayer

Paulo Sellmayer is a portuguese/german designer based in Leiria, Portugal. He is the creative director at VICARA and holds his own office.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s