Ordenados em ordens desordenadas

Precisamos de uma ordem de designers. Não há necessidade nenhuma de termos uma ordem de designers, de design ou de outra designação, de ordem nenhuma. Há pouca ordem na profissão que promova alguma coisa de bom. Acho a disciplina/prática demasiado colada ao institucional para precisar de uma instituição que a represente. Muitas escolas, instituições públicas, eventos do estado, entidades privadas com carácter público que incitam, promovem, são os clientes e no fundo fazem o design acontecer.

Se o design, e agora falo da vertente produto mas penso que a malta de comunicação e gráfico me consegue continuar a ouvir, não permeia o resto das instituições, sobretudo privadas, falo de empresas, fábricas, lojas, restauração, hotéis, turismo, então porque é que precisamos de alguém que represente aqueles que já estão ligados às entidades e instituições de carácter público?

Se houvessem mais profissionais a trabalhar, numa vertente para a qual estudar, se houvesse a abertura de empresas, do tecido empresarial PME, representativo da economia portuguesa, para a inclusão de processos de design de produto, gestão integrada de design, ou simplesmente marketing farsola com design a rodos colado com cuspo, talvez houvesse a necessidade de haver uma ordem, ordenada.

Neste momento, e daí ninguém conseguir falar de alguma identidade portuguesa no design de produto, o que há é feito por alguns carolas que vão trabalhando em prole de si e da comunidade às vezes. Isto não justifica uma ordem. Haver um sindicato quando não há trabalhadores só empobrece o tecido laboral de uma mesma profissão.

Talvez fosse mesmo melhor começarmos a fazer mais coisas acontecer. Com privados que a cultura se vêm do estado é menosprezada como tudo o que não seja aumento é. E aí talvez tenhamos massa, massa crítica e humana para uns poderem representar outros e podermos ter melhores condições de trabalho.

 

Anúncios

Autor: sellmayer

Paulo Sellmayer is a portuguese/german designer based in Leiria, Portugal. He is the creative director at VICARA and holds his own office.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s