Carros e legislação

Cada vez que morre alguém num acidente de automóvel a pena instala-se. Não é só por uma morte rápida e impiedosa que não avisa, mas também porque a pessoa, por mais culpada do acidente, não merecia.

Eu acho sinceramente que devia ser legislada a segurança total no carro. Não está na prevenção, está na produção de veículos mais seguros. Veículos que apenas se possam ligar/iniciar quando o cinto está posto, e que o trancam durante a viagem para não ser removido. Veículo que não possam passar dos 140 (120 + 20 para poder fazer ultrapassagens). Construídos de raíz para tal. Para serem lentos, mas seguros e eficazes. Para não morrerem mais pessoas apenas porque o velocímetro do carro tem de marcar o sonho da velocidade de uma sociedade insaciável por progresso. Chega! É que, convenhamos, nada vende mais veículos do que o sonho de ser Fangio, mas, e é esse o ponto fundamental, nada mata mais pessoas na estrada do que querer ser o Ayrton Sena do bairro.  Há que não ter medo de mudar a lei e tornar o carro num meio de transporte sem incidências fatais ou mutiladoras. Que se lixe a liberdade dos 200, já que para ser livre e poder matar e morrer porque me deixam é, a meu ver, uma maneira errada de promover liberdade. Morto não sou livre, estou morto.

Os carros autoconduzidos ou, noutra medida, ou carros elétricos já prevém isto. Os primeiros porque relegam para a máquina o erro que, acautelado, dirige a viatura de uma forma lenta e segura. Os segundos porque, era uma piada. Não passam dos duzentos, quase todos 🙂

O mesmo se pode dizer em relação ao álcool, ao cansaço e às medicações. Também podiam haver menos estradas. A pé não se morre tanto.

 

Anúncios

Autor: sellmayer

Paulo Sellmayer is a portuguese/german designer based in Leiria, Portugal. He is the creative director at VICARA and holds his own office.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s