Coisas #2

Os líquenes fascinam-me desde há bastante tempo. Penso que desde que recolhíamos musgo para o presépio na escola primária que sei o que são. “Isso não é musgo! São líquenes”, dizía-me uma educadora slash bióloga bem educada quanto à heresia de colocar líquenes e não musgo nas decorações da cena natalícia que iniciou a nossa era cristã. Até ouro tínhamos para não parecer que o menino jesus apenas tinha sido ofertado uma daquelas moedas de chocolate manhoso, símiles dos dobrados espanhóis que nunca chegámos a conhecer.

Reminescências à parte, investigando um pouco percebi que parte do meu fascínio se devia ao facto destas ressemblantes plantas não serem senão um organismo simbiótico. Parte alga parte fungo. Retiram dos dois o que necessitam para sobreviver. Suportam temperaturas atrozes, nem sequer gostam muito de sol e apesar de uma resistência espartana para as atrocidades da vida natural conseguem manter uma sensibilidade principesca de serem incrivelmente susceptíveis à qualidade do ar. Quanto mais o ar é puro, i.e., com menor índice de humanidade, mais eles prosperam. Conseguem ultrapassar o seu ritmo de crescimento lesma, de poucos milímetros por ano, para atingirem, digamos, um desenvolvimento tartaruga.

Isto do seu contentamento ser o reflexo da qualidade do meio ambiente não parece novo, afinal de contas nós também nos deixamos influenciar em muito pelo que nos rodeia. Este espécime parecia-me extremamente saudável, e foi apanhado no pinhal de Leiria, num caminho pela costa onde se encontra um cemitério de pinheiros.

Anúncios

Autor: sellmayer

Paulo Sellmayer is a portuguese/german designer based in Leiria, Portugal. He is the creative director at VICARA and holds his own office.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s