bio plásticos & sorts

Novo trabalho dos FormaFantasma, em exposição no espaço Rossana Orlandi, durante o Salone del Mobile deste ano.

http://www.designboom.com/weblog/cat/8/view/14016/formafantasma-botanica.html

Um trabalho que continua os anteriores, tanto na pesquisa e desenvolvimento de processos de fabrico próximos da culinária, em que ingredientes naturais são misturados e combinados contribuindo com as diferentes características necessárias para obter a solidez e durabilidade necessárias para se constituirem como produto, tanto  na resultante estéctica Terra, em que os castanhos desmaiados se fundem com resinas de árvores, secreções de insectos (shellac=goma laca) e serradura para criar as tonalidades Outonais e as formas orgânicas humildes que constituiem já a sua imagem de marca enquanto designers.

Emancipa o bio-plástico do estigma da engenharia dos materiais,  o revolucionário e pretenso herói que viria salvar o planeta dos grilhões petro-químicos, e liberaliza aquilo que se vinha a formar também como food design ou bio-some-bullshit. Bom craft. Bem feito. Explicitamente Eindhoviano, se bem que os academismos têm destas coisas, ainda consegue ter um toque italiano. A demonstrar a já sólida relação com a galerista Rossana Orlandi que parece apostar, depois do Nacho Carbonell e as suas experimentações com folhas e materiais caducos, neste tipo de decoração mais honesta com o meio ambiente, não o ambiental, mas o humano enquanto animal.

Anúncios

Autor: sellmayer

Paulo Sellmayer is a portuguese/german designer based in Leiria, Portugal. He is the creative director at VICARA and holds his own office.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s