Vende-se desenho de patente.

Existe cada vez mais a iniciativa de liberalizar o desenho, como patente do objecto, transpondo a produção para um ambiente doméstico. Seja em casa de particulares seja através de loja de venda especializada. Há a noção que, tendo as mesmas condições de produção em toda a parte do mundo se consegue distribuir o desenho, partilhando a sua propriedade intelectual.
Design não é também só desenho? Imprimem-se em 3D , cortam-se em CNC, importam-se modelos virtuais para criação de espaços.
Até a DROOG anda entretida a desenvolver um projecto destes,  chamado downloadable design mas que ainda não está activo, seguindo talvez as pegadas da Ponoko que oferece todo o tipo de modelos desenhados por utilizadores que se podem comprar ou comercializar.
Também se pode construir uma CNC (controlled numeric cutter) sem se saber à partida o que é um disjuntor ou um serra cabos. Há foruns para isso. Sites que promovem a partilhada de informação sobre as peças criadas, como exemplo o Rep Rap. Propriedade intelectual partilhada. Neste momento o prefixo de propriedade para esta expressão quase que aparece como sendo obsoleta dada a quantidade de exemplos prácticos de partilha que por aí surgem. Desde os creative commons ou o free patents online. Chegou a hora de pensar em comunidade, abrir os cofres do conhecimento e partilharmos.

Anúncios

Autor: sellmayer

Paulo Sellmayer is a portuguese/german designer based in Leiria, Portugal. He is the creative director at VICARA and holds his own office.

1 thought on “Vende-se desenho de patente.”

  1. Pingback: Open design now «

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s